VISITANTES

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DEMOCRACIA


Democracia deriva da palavra grega “demos” que significa povo . e cracia que significa governo, ou seja, governo do povo. Na democracia teoricamente , é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. pois é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade. isto é as pessoas possuem liberdade e direito  de expressão e manifestações de suas opiniões, pois estes são garantidos pela Constituição de um governo democratico. Mas quando o individuo ou o cidadão é obrigado a votar. cria um clima de autoritarismo, pois fere a liberdades do cidadão defendido pela constituição. Neste caso cáde a democracia?

A responsabilidade de escolher um dos candidatos, são direitamente influênciadas pela mídia, pela afilhação partidaria, pela propaganda, e poucas vezes pela proposta dos candidatos. por isso dizer que sou do partido x ou z é um absurdo, pois não é a mesma coisa dizer que sou do time x ou z, porque isso é fanatismo e não exercer o seu direito como cidadão.
ser cidadão numa sociedade democratica não é apenas escolher os seus representantes por meio de voto, é também uma forma de participar e analizar ativamente na politica, cultura, educação, economia e nos projetos de desenvolvimento sustentavel.  


As sociedades democráticas estão engajadas em defender  a tolerância, a cooperação e comprometimento da nação em consolidar em cada conquista a sua democracia.


@@@ PETROLEOBRUTO@@@

Nenhum comentário:

Postar um comentário