VISITANTES

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PETROLEO


Petróleo é um dos recursos naturais mais importantes e a principal fonte de energia do mundo, é formado de restos de matéria orgânica, bactéria e hidrocarbonetos em seus três estados. Contém também enxofre, oxigênio e nitrogênio em pequenas quantidades.




O petroleo serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já provocou muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. É encontrado tanto no mar como na terra, em grandes profundidades. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), o consumo mundial de petróleo atingiu aproximadamente 85 milhões de barris por dia.


Apesar de tudo, o que poucos sabem é que estes produtos (a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação) derivados do petróleo geram muitos acidentes e causa muita poluição em tudo o mundo. Por exemplo, acidentes no transporte de barris de petróleo poluem os oceanos intoxicam e asfixiam muitos animais...



É necessário que a empresa de exploração e manutenção do mesmo ter consciência dos riscos que eles apresentam para o meio ambiente, para que possamos evitar mais derramamento desta substancia na natureza.


AUTOR: CARLINHOS

Um comentário: