VISITANTES

sábado, 30 de julho de 2011

LIBERDADE

Proclamou-se em 10 de dezembro de 1948 a declaração universal dos direitos humanos que visa garantir as condições mínimas para que as pessoas possam viver com a mínima possível dignidade. E uma dessas garantias é a liberdade que é uma palavra que alimenta o sonho e a esperança de muita gente, por mais que se conhece, a liberdade é uma palavra difícil de ser definida, mas que todos sentem a necessidade de vivê-la. Para viver em harmonia com as outras pessoas a liberdade é submetida a um conjunto de normas que regem a sociedade (constituição) que se divide em direitos e deveres. Direito conjunto de regalias que a constituição prevê e garante ao cidadão, deveres conjunto de obrigações que a constituição prevê para garantir a tolerância entre os indivíduos.
O artigo 19 da declaração universal dos direitos humanos defende o seguinte “Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.” A relação de receber e de transmitir informação é denominada de comunicação. Mas para o individuo se comunicar com varias pessoas por maio de radio e televisão, ele precisa da permissão do governo e esta permissão chama-se concessão publica. Para conseguir esta permissão o indivíduo tem que ser político ou rico, Os donos das emissoras de radio televisão, revista e jornal são eles que decidem o tipo de informação que as outras pessoas devem receber ou não, por não ter relevância jornalística ou por não atrair o interesse do publico consumidor segundo os seus pontos de vista. Na linha editorial é onde é selecionado o conteúdo que vai ser veiculado. E quem não pode transmitir informação para varias pessoas só lhe resta se contentar em ouvir,ver e ler o que os donos das emissoras veiculam.

referencias----http://www.youtube.com/watch?v=KgCX2ONf6BU
http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm
http://jus.uol.com.br/revista/texto/2195/democracia-censura-e-liberdade-de-expressao-e-informacao-na-constituicao-federal-de-1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário