VISITANTES

segunda-feira, 19 de julho de 2010

RECURSOS E SEU USO

Os recursos naturais são elementos que compõe a natureza, que o homem utiliza com o objetivo de desenvolver a civilização, a sobrevivencia e o conforto da sociedade. Estes recursos podem ser renovaveis (aqueles que podem ser reproduzidos ou criados a partir de material genético.) Como exemplos: flora e fauna, florestas plantadas, alimentos, a energia do vento e do sol... e ainda não renovaveis(aqueles que, após esgotados, não podem ser reproduzidos utilizando a tecnologia atualmente disponível.), como o petroleo e minerios em geral.


Os recursos naturais também são considerados fontes de Matéria-prima, que é o nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer outra materia, por exemplo: os objetos que estão á sua volta , a roupa provém da flora ou da fauna, o sapato provém dos animais e minerais. A casa ou escritório que lhe abriga, a madeira provém das florestas; os tijolos provêm das minas de argila e etc.

A preocupação com os problemas ambientais é, hoje em dia, é indiscutível. O Homem encontra-se totalmente dependente dos recursos naturais para a sua sobrevivência e bem-estar, por isso torna-se cada vez mais importante gerir de forma racional para garantir a sua preservação. Se não esta dependência será comprometida através da exploração excessivas dos recursos naturais que podem causar:

 Grande impacto negativo sobre o ambiente;

 Perigo de derramamento de petróleo no mar; grandes marés negras;

 Profundas alterações do equilíbrio natural dos ecossistemas e seu possível desaparecimento, com a montagem e a perfuração de sondas;

 Extracção do carvão provoca um grande movimento e derrubamentos de terra, deslizamentos, explosões de gás e há um número muito grande de mineiros que morrem todos os anos;

 Destruição de florestas, milhões de hectares de florestas são todos os anos destruídos para servir a indústria;

 Importantes ecossistemas do nosso planeta são também destruídos;

 O planeta entra num desequilibro sem ponta definida;

 Aumento desmesurado das temperaturas terrestres – aquecimento global.

A extração e exploração dos recursos naturais para ser feito de uma forma equilibrada e consciente, é necessário fazer uma gestão sustentável dos recursos disponíveis. Para conseguir essa gestão, temos de defender aquilo que ainda existe para garantirmos o direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza, de forma a salvaguardar o meio ambiente para as gerações futuras.

Tudo depende de mim, você e de todos que colaborarem fazendo a sua parte.

AUTOR: PETROLEO BRUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário